terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O INFERNO DE DANTE: PLAGIADO OU REVISITADO POR RANIERI ?



Seguem abaixo minhas reflexões sobre os 16 primeiros capítulos do livro o ABISMO, do autor R.A. Renieri, cuja  elaboração teria sido auxiliada pelo espírito André Luiz.





Pág. 10



“Pousado no penhasco mais elevado e pontiagudo, com longas asas descendo-lhe sobre as espáduas cintilantes um Anjo de Sublime e Divina beleza dominava o abismo.
— Aquele é Gabriel, que assiste diante de Deus, — declarou Orcus com acento

carinhoso e profundo”.



As asas não seriam formas energéticas...? Para mim não faz sentido anjo com asas de pássaros.  Entendo que por atraso os seres renitentes no mal queiram assumir formas, mas um ser elevado ficar com asas eu não compreendo... Apenas aceito as asas serem usadas para contar metaforicamente sobre a elevação daquele ser. É como dizer que o deus egípcio Hórus tem cabeça de falcão... Mera simbologia para dizer que ele tem visão onisciente e que  é um ser elevado ( a águia que alcança os céus...)






Pág.16



“Mas existe então nesta região um ser que se diz o Dragão?

— Existe, grande, enorme e terrível. É possível que você o veja e que também conheça os seus filhos”.


Parece-me que ele quis dizer seguidores, não filhos biológicos... senão o livro se tornaria um mito para crianças.







Pág.17



“Onde me levaria ainda Orcus? O amigo pareceu

compreender-me porque segredou: — Agradeça a Deus a oportunidade porque Jesus também desceu a estas regiões antes de subir para nosso Pai Celestial.”




Por que Jesus teria que descer até ali??? Por humildade? Para dar exemplo a quem? Nós da Terra não saberíamos (pelo menos, não há dois mil anos...) que ele foi para lá, e os habitantes de lá não dariam a mínima. O próprio Jesus nos ensinou que não devemos atirar nossas pérolas aos porcos... ( se bem que Ele veio  até à Terra nos salvar...) Mas mesmo assim... não entendo qual o benefício dele ir para lá... um ser de tamanha luz!






Pág. 20



“Os pergaminhos da sua lei — informou Orcus. Imitam os Judeus do Templo de Jerusalém. Aquilo simboliza a arca. Aliás, no Egito Antigo também era assim. E pela Lei se dirigem. Mas quem faz essa lei é o ser a quem chamamos Dragão e que a Igreja denomina Lúcifer. No momento, está prisioneiro, acorrentado, no centro da praça. Olhe lá e veja bem que no centro mesmo dessa praça onde se observa uma espécie de "fonte luminosa" existe alguém acorrentado”.



Por que imitam os judeus? Estão ali há apenas três mil anos? ( O primeiro templo foi construído por volta de 1015 a.C).  Por que usam como referência o templo de Jerusalém? O antigo egito existiu muito antes do tempo de Jerusalem...



“...a ordem para a construção do Primeiro Templo foi dada pelo Rei Davi em 1015 a.C.. As fundações do templo foram lançadas em 21 de Maio de 1012 a.C., no segundo dia do segundo mês (Zif), quatrocentos e oitenta anos depois da saída de Israel do Egito”...

(Wikipedia)



O templo de Jerusalém  teria sido feito nos padrões dos templos egípcios? Essa alusão específica ao povo de Abraão e ao egípcios seria porque ambos teriam vindos de Capela? E o Dragão? Ele seria um dos revoltosos de Capela, metaforicamente chamado de "anjo caído" ou Lúcifer?

Por que individualizaram Lúcifer na figura do Dragão? Ele não é apenas um símbolo representando um grupo capelino renitente no mal? Não representa então uma legião, mas apenas um único indivíduo?? Isso é muito Católico Romano para o meu "gosto"... Daqui há pouco vai parecer a lenda de Thor e de Loki (Jesus x Lúcifer)...






Pág.16



“Gritaria ensurdecedora respondeu àquela demonstração do Mundo Superior, todavia espavoridos aqueles milhares de espíritos possuidores das mais estranhas formas

atiraram-se uns contra os outros em corrida louca para se esconderem na escuridão. Gabriel talvez ouvindo a arenga do Dragão enviara-nos a sua luz e o seu poder.

E aqueles seres infelizes e inferiores sentiam-se queimar e cegar-se ao contato da luminosidade sublime do Anjo”.





Por que um anjo elevadíssimo que guarda o inferno se daria ao trabalho de afrontar o dragão supremo?  Isso se resume  àquela ‘estorinha’ da luz cegando o mal e eliminando as sombras... mas será que o que aconteceu ali não foi que o anjo enviou suas energias benéficas apenas  para contrabalancear a vibração deletéria da alma do dragão...? Porque Reniere se limitou à metáfora  infantil “luz x sombra”, sem dar mais detalhes racionais?






"Aqui, encontraremos a cada passo espíritos envergando formas animalescas que vivem no abismo. Aqueles que fogem à luz do sol encontram ainda assim em Deus a misericórdia e o amparo. Descem aos abismos de sombra metamorfoseando-se na decadência ou na degenerescência da forma. Embora o espírito não retrograde, a forma

contudo, degrada-se quando a mente estaciona no mal ou no pecado. Poderá o perispírito até desintegrar e a mente, quem sabe, também poderá atingir os limites da desintegração??"



Deve ser a citação metáfora referente à luz espiritual, não à luz do sol... não faz sentido se for apenas alusão à luz solar. 






Passarão numa espécie de retrospecto pela fieira da animalidade através da qual um dia ascenderão a estágios superiores da consciência."

  Isso é uma metempsicose... 
O Livro dos Espíritos é categórico: “Isto seria retrogradar, e o Espírito não retrograda. O rio não remonta à nascente.” (Item 612)

Mas  e se o livro ABISMO estiver falando somente sobre  períspirito e espírito? Podemos regredir até à animalidade e depois à inconsciência? Então, não seria a nossa evolução uma escada de Jacó ascendente,  uma evolução em linha reta e ascensional,  mas um ciclo...  até que nos tornemos puros? Sempre preferir pensar na evolução como uma espiral ascendente (tipo o DNA) podemos fazer curvas no mesmo lugar, ficarmos estacionados, mas não regredir... Acho essa imagem de uma escada em espiral mais de acordo com a doutrina espírita.

Continua...

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