sábado, 20 de agosto de 2011

VAMPIROS SOCIAIS




             Gente, se eu ganhasse um tostão  a cada  vez em que brinquei de RPG de vampiros e escrevi contos sobre eles  numa   época onde  nem se sonhava em existir esse  "vampire mass media" eu estaria rica... Os livros de Anne Rice (tenho todos eles, por sinal...rsrsr), os vampiros  de RPG "trade-mark" da White Wolf...Para quem não sabe, sou uma Toreador de corpo (morto) e alma (alma, ueé?... )


                         Veja informações sobre esse jogo "Rolling Playing Game"

           Agora é "in" vampiro ser "emo", ter alma  apaixonada e até ter aquele jeito intragável de príncipe "boyola" para pré-adolescentes sonhadoras e dona-de-casas desmotivadas, como são os da Saga Crepúsculo... Se bem que eu não tenho nada contra vampiros "em-cima-do-muro", andrógenos, mas somente a "tonta" da mocinha do filme, a Bella, não vê que o "vampy" protagonista é "gayzão"! (Não é a toa que dei umas boas risadas com aquele filme satírico "Os Vampiros que se f...") O Lestat , da Anne Rice, é  bem do tipo, a paixão dele de certo é  o Louis, no cinema, interpretado por quem? Oras, nada menos do que  o Brad Pitt!  UAU !!!Acho que até o machão do John Wayne gostaria de beijar o Brad Pitt!!!!  Por isso,rsrssr,temos que dar um descontinho nessa estória... E pelo jeito, agora a moda não para tão cedo... Já não bastassem os vampiros dos livros e dos filmes góticos água-com-açúcar, estão por aí também  as séries americanas: Buffy a caça-vampiros, Angel, Blade, "Moonlight"...  Essa última série da minha enumeração era até que legalzinha... mais inteligente! Copiaram alguma coisa da Camarilla do Mark Hagen ,  a sociedade de vampiros que vivem paralelamente à dos humanos com regras próprias,  mas, infelizmente, como a "onda vampírica" não estava no seu auge, ela "naufragou".Não ficou no ar mais do que uma única temporada!
                Continuando a lista (para sua sorte, "terminável"):Vampire Diaries (Sem longos comentários, assistir aquilo é um martírio para mim...), True Blood... E por aí vai. À medida em que os roteiristas dedicados aos vampiros hollywoodianos começaram a  "babar" de vez, a audiência foi melhorando... Mas houve duas exceções interessantes à essa observação depreciativa : a série inglesa "Embraced", que, infelizmente, durou apenas oito capítulos por dois motivos... primeiro: apesar de possuir bons roteiros ( havia, como no RPG do qual falei aqui no início do "post", vários clãs), mas a produção era muitoooo ruim, com um orçamento paupérrimo. Imagine que os atores contracenavam durante o  dia, fingindo que era noite, somente para não se encarecer o custo da iluminação das cenas!!! É Moleeeee? O segundo motivo da série nascer e já ir para o túmulo definitivamente,com uma estaca no peito, é que o ator principal da série bateu com as botas, morreu bem mortinho, sem chances de imortalidade vampírica, num acidente de moto. Agora, a segunda exceção  à mediocridade generalizada que se instalou no "habitat" dos vampiros  é a série "Being Human", atualmente em exibição. Há duas versões, a inglesa e a americana. Sem dúvida, a americana é melhor:roteiros joviais, interessantes, onde a humanidade dos monstros é mais autêntica do que as dos que se afirmam humanos.
                   Deixe-me dizer o porquê de eu falar dos vampiros num blog que almeja o dia-a-dia feliz... Existem os vampiros. É isso mesmo. ELES EXISTEM.
                   Dê uma boa olhada a sua volta. Pronto! Você,de certo, já encontrou um ser das trevas, esteja você em casa, no trabalho ou na escola. Sim,como a sociedade secreta da Camarilla, eles se misturam entre os "humanos", mas se você treinar um pouco, vai conseguir "farejar" um vampiro a metros de distância, somente observando-o,dom que de certo deixariam Buffy e Van Helsing roxos de inveja!
                   Eis as minhas dicas para ficar ciente da existência "deles" em nossa sociedade:
                   1) O sangue: sim, eles se nutrem do sangue, mas não no significado direto dessa palavra, mas sim, do que ela representa: o "sangue",desde os nossos antepassados pré-históricos, está presente em toda situação crítica que nos coloca entre a vida e amorte, daí quase todas as civilizações antigas atribuirem a ele um poder mágico, como se fosse ele o elo com nossa alma, a nossa energia vital. Energia,  disposição anímica, isso sim, é o que os vampiros reais querem  de você. Não se esqueça disso!
                  2) E a tal estorinha dos dentes, me perguntaria você... Bem, os dentes são apenas mais um símbolo. Representam o poder energético e psíquico que esses seres têm de minar suas energia e manipular, sem que você perceba, o seu estado de espírito.
                  3) Existem várias "tribos" de vampiros...Ao contrário dos clãs da imaginação rpgística, esses vampíros não se unem num grupo formal. Estão todos esparramados por aí, misturados, mas não é incomum você encontrar vampiros próximos uns aos outros, movidos pela "Lei de Atração" e semelhança. Os semelhantes vampíricos, ao contrário dos imãs, não se repelem, se atraem, geralmente com propósitos obscuros ou nefastos, numa simbiose perigosa (para você)onde ambos tentam obter algum benefício próprio (nunca para outra pessoa...)
                 Mas como vou saber que estou perto deles,me perguntaria você... Bem, vou relatar agora as tribos principais de vampiros:
                 a) Tribo dos "Alpha": são bonitos ou donos de um magnetismo próprio. Mas o umbigo(deles, é claro) é o centro do Universo. São gentis com você no começo da relação (seja na amizade ou no campo amoroso), mas o fato é que você á epenas um acessório para que ele se destaque ainda mais. São gentis, faladores, donos de uma energia de dar inveja, e movimentam tudo e todos ao redor, que, obviamente, deverão dançar de acordo com a batuta deles, os maestros. O passeio, as compras,o modo de gerir tarefas, tudo vai vir da cabeça dele,o vampiro tipo Alpha, e você está lá apenas para fazer a parte braçal. Tente dizer um "não"  a esse tipo de vampiro e ele vai ficar muito emburrado ou mesmo irado. Irá mostrar os dentes dele , seja na forma de uma birra hostil ou numa tática de por você "no seu lugar"dando-lhe  um "gelo" total , obviamente, para fazer o seu receio de perdê-lo aparecer. Esse tipo de vampiro é dominante. Se você for uma pessoa tímida ou retraída, tenha um cuidado especial em não se relacionar com eles.
                  b) Tribo dos bondosos (também informalmente chamados de tribo dos "chicletes"). São carinhosos, gentis, estão sempre presentes fazendo tudo o tempo inteiro para lhe agradar.Você, a princípio, ficará encantado(a)  com ele e dirá que não é possível uma pessoa assim ser um vampiro...Estão sempre tirando de você algum fardo que você iria carregar, dando-lhe tudo "mastigadinho" na boca... E você, vencido(a)  pelo comodismo, se deixa levar... É nesse instante que o vampiro dessa tribo começa a exaurir sua energia vital... Você faz tudo o que ele (ou ela) quer, porque ele( ou ela) faz tudo para você... Inclusive, decide tudo, mas tudo mesmo, que você deve fazer... Ele (ela) é o manipulador sutil; você a marionete. Ele (ela) se julga útil e importante a medida  em que você se sente inferior e incapacitado de agir sem ele. Se você tenta se libertar, ele (ela)  faz chantagem emocional e joga em cima de você um tremendo complexo de culpa! Se você não tiver treinado sua capacidade de farejar vampiros, cai na armadilha,se anulando cada vez mais para que ele (ela) se sobressaia e tome a sua vida nas mãos dele sem ao menos perguntar se você está feliz com isso ou não!
                     3) Tribo dos artistas... Esse são os vampiros teatrais. Fazem qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, para estarem no palco sendo o centro das atenções... Se você tem uma doença, ele teve pior. Se você está triste, ele começa a contar as desgraças dele e não para mais... Se você está feliz e quer lhe contar algo, ele simplesmente atropela o que você está falando para lhe contar alguma outra coisa, referente a ele, claro. Se há uma festa ou casamento,  eles vão com um presente grande e espalhafatoso (não obrigatoriamente caro) e o exibe a todos antes de dá-lo ao anfitrião ou ao aniversariante, ou, pelo contrário, cria uma situação ali mesmo na festa, negativa ou positiva, tanto faz... (pode beber demais, começar a rir alto para chamar a atenção, ou mesmo ser acometido por um mal estar "súbito"...)apenas para ser notado... Consciente ou inconscientemente, esse vampiro é simplesmente incapaz de dar a você a menor atenção que seja... Moral da estória: afaste-se dele sempre que puder... Os ouvidos desse tipo de vampiro somente sabem ouvir os aplausos da platéia imaginária que ele criou no universo do Umbigo dele.
                   4) Tribo dos vampiros "Montanha-russa". São geralmente bipolares, não apenas na acepção médica da palavra, mas sim, na rapidez com que mudam o estado de humor deles... Hora alegres demais (a ponto de serem extremamente inconvenientes) e outra hora deprimidos e deprimentes, pegam você sempre desprevinida (o). Reclamam de tudo e todos, sem parar... Se você está alegre, ele lamenta a infelicidade dele resmungando, soltando palavrões ou simplesmente se calando num canto e chorando... São verdadeiros "buracos negros" sugadores de energia... Não vão parar de resmungar, espernear, xingar, choramingar ou lamentar até que você tenha caído no abismo junto com ele e se tornado  um vampiro da mesma tribo:uma pessoa deprimida, moldada como "espelho" do estado de espírito negro do seu mestre-dominador...
                Se você, durante a minha narração, identificou algum tipo híbrido, sim, eles existem... E um híbrido é tão ou mais pernicioso para sua felicidade do que um vampiro 100% pertencente a uma tribo. Se você não tiver muita prática ainda em identificá-los, seja "híbrido" ou "puro", eis uma dica genérica que vai ajudar você mais do que cruxifixo e água benta: TODOS, sejam de que tribo forem, são egocêntricos. Auxílio descompromissado, amor e caridade são palavras que simplesmente não existem no dicionário deles! Lembre-se: se você  encontrou um vampiro (a) na sua vida e acha que esse vampiro é maléfico apenas  com "os outros", mas  que dá a você um tratamento especial, cuidado, pois quem é canalha com um (ou uma) é canalha com todos... no primeiro percalço, quando você não for mais conveniente aos interesses dele (dela) , ele  (ela) lhe dará as costas sem o menor remorso porque, afinal de contas, todo mundo sabe que vampiros não têm alma!
               Agora, para finalizar o "post" um comentário "delicado"... Se você achou que a carapuça lhe serviu, e descobriu que é um(a) vampiro(a), lembre-se  de que o caminho da Luz é sempre possível... Basta deixar que Ela, a LUZ,  penetre nos seus olhos e coração, fazendo você enxergar a pessoa ao seu lado com amor, respeito e compaixão...

















domingo, 14 de agosto de 2011

PALPITES "LIGHT"

Bem, aqui era prá "pegar leve" nos palpites e conselhos, mas aí me lembrei de um detalhe: quem pega leve não quer comprometimento nem dores-de-cabeça. Quem ensina ou aconselha de" levinho" não quer ter responsabilidades depois. Quer sair de" fininho" quando as consequências de um conselho mau dado ou leviano vierem à tona... Um dia- a- dia feliz não se faz com irresponsabilidades, devaneios e praticando somente o que se gosta! Ah, não mesmo! Então, querido amigo(a) o negócio é o seguinte:De" light" por aqui  "só"  alguma receita culinária pouco calórica que você eventualmente  me pedir...Aqui as verdades vão ser ditas com muito bom-humor, mas vão ser , antes de tudo, comprometidas com você e, é claro, ninguém é dono dessa verdade...  Muito menos eu, pô! Mas ela foi vivenciada, pesquisada, sofrida.., de modo que vou passar dicas para  você sem pretensão nenhuma, mas com muito alto-astral! Quero que a  minha  família internauta, unida em gostos e espíritos, encontre o seu dia- a- dia, a cada novo amanhecer, com felicidade e plenitude de significado!


Então, vamô que vamô nessa! Aqui vão chover dicas  para que os frutos dessa terra boa ( VOCÊ!!)sejam sempre abundantes... (  E "abundantes" não quer dizer  cheio de bundas não....)




50 REGRAS QUE OS JOVENS NÃO APRENDEM  NA ESCOLA...



Andou rolando na internet há algum tempo (não é a, é há mesmo,ok?), numa daquelas mensagens chatinhas que lotam a nossa caixa postal, uma que era até bem interessante... Dizia que Bill Gates havia feito um discurso para os jovens onde ele, "o cara",dava 11 regras de ouro para a vida... (na verdade são mais do que 11...) Bom, o fato é que ele não criou esses conselhos super-legais que, na verdade, foram divulgados no livro "50 Rules Kids Won' t Learn at School..." Mas, sem dúvida, são conselhos que todos, não somente jovens e adolescentes, deveriam pregar na porta do quarto para ir transformando as frases  alí contidadas em um hábito para a vida!!!






SOME RULES KIDS WON'T LEARN IN SCHOOL




1. A Vida não é justa. Acostume-se com disso. A grande maioria dos adolescentes usam a frase "Isso não é justo" umas 8 vezes por dia.


 Vocês jogam isso "na cara" dos seus pais, que geralmente decidem o que vocês devem ou não fazer.... Logo  a ordem dada vira uma discussão probatória do que é justo ou não e a tarefa ou urgência solicitadas  são relegadas a enésimo plano... Da próxima vez que seus pais pedirem ajuda  ou que  algo realmente injusto acontecer, lembrem-se do senso de "equipe", de" colaboração" e se lembre,principalmente, de que Sparta, a cidade-Estado da antiga Grécia, forjava seus soldados no  sacrifício e disciplina desde a tenra idade para que, quando a 'guerra' realmente chegasse, ela fosse recebida com familiaridade, bravura e nobreza...  É dito que quando Xerxes, o rei persa que desejava dominar a Grécia, ameçou o rei de Sparta, Leonidas, parte do diálogo teria ocorrido desse modo:



Xerxes:” minhas flechas serão tão numerosas que cobrirão o sol”
Leônidas: “Ótimo, então lutaremos na sombra”

 Conclusão: Moleza demais contamina  a têmpera das almas mais nobres. É preciso, diante da vida, ter mentalidade espartana: caráter, honra, valores ,bravura e muitaaaa disposição para fazer  trabalho árduo e sacrifícios em busca das suas metas... A Justiça não se ganha, se conquista em batalha. Logo, seja um verdadeiro espartano!




Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo. 


Esse conselho aí, é shooowwww de bola... Evita os tão falados "complexos". Eis alguns deles: de Peter Pan ( Aquele  sujeito ou sujeita que quer ser eterna criança birrenta...), complexo de Rei do Sião ("Faço o que eu quero porque o mundo é meu...") Complexo de Cinderela( O meu marido/ficante ou família  existem  APENAS para eu ser feliz!)... Complexo de Calígula (Acho que nem preciso explicar, né? São os tiranos de plantão... ),Complexo de Maria Antonieta: "Ai, fazer o quê? Não posso mudar... Fui criada assim... alienada, nervosa,  tirana, ou sei lá mas o quê de ruim!)"


Regra 3: Você não ganhará US$ 40,000 por ano assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone. 




Um detalhe que muitos esquecem ou fingem esquecer... Independência não é gritar com os pais, jogar as roupas pelo chão, sair e entrar sem dar satisfação e  sem dar explicações do seu paradeiro ou ainda incomodando ou descanso ou sono dos familiares.... Independência é ter o próprio sustento, de maneira laboriosa e proba... (Não, não, essa palavra não vem de probabilidade, vem de" probus"... Olhe o dicionário on line, rsrsrs... Para quem quer adivinhar o que é sem olhar o dicionário, dica: Lá no Congresso, em Brasília, pouquíssimos (ou nenhum....) são...


Regra 4: Se você acha seu professor( ou seu pai....) rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você. 


Preciso mesmo comentar  esse aqui?


Regra 5: Fritar hambúrgueres não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso - eles chamam de oportunidade. 


Alexandre, o grande consquistador, um dia pediu a um general seu  para fazer uma espada. O nobre general se recusou porque afirmou ser esse o trabalho de um "peão", um ferreiro... Alexandre  então lhe tirou os títulos e honrarias, rebaixando-a ferreiro e depois, ele mesmo, Alexandre, fez a espada, mostrando ao arrogante homem que um verdadeiro lider não sabe apenas mandar fazer, mas SABE fazer, e FAZ ( o solicitado)  com AS PRÓPRIAS MÃOS se isso for preciso!!!!
O homem com a mente e mãos ociosas, dentro em breve, não será um homem  de bem... Mesmo a boa terra, quando não cuidada ou vigiada constantemente pelo labrador, é o lugar mais proprício para as ervas daninhas e espinhos...  Assim também é a alma minada pela Preguiça....Sejamos, pois, os labradores da nossa Vontade! O arado é ferramenta de trabalho espinhoso, mas a colheita compensa...




Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles. 




É o caso de lembrarmos aquele ditado "pop": O sábio aprende às custas dos outros, o de sabedoria mediana aprender com os seus próprios erros  e o burro não aprende nem às próprias custas!"


Regra 7: Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você falar o quanto você mesmo era legal. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto. 


YEEAHHHHHHHH!!!!


Esta dica aqui vou escrever em letras GARRAFAIS na porta dos quartos dos meus filhos! rsrsrs, pois é  exatamente como  aquela parábola da Bíblia onde se diz:


"E por que reparas tu no argueiro (cisco) que está no olho do teu irmão, e não vês a trava que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro  do teu olho, estando uma trava no teu?"(Mateus 7:5) 
Somente um pequenino aparte:olhe, mesmo que você não curta "religião", a Biblia ( Novo e Velho Testamento), o Alcorão, o Torah, o Bagavadgitá, o Livro dos Mortos do antigo Egito e os Livros de Alan Kardec  são leitura obrigatória para quem quer ter uma visão crítica do mundo e da nossa existência... Eu disse "visão crítica", não fanática... Porque não é com "dogmas" que se constrói uma fé (  para os ateus, eu diria: uma certeza de vida e de conduta ética) e, sim, com bom-senso, compaixão e boas obras...)




Regra 8:  Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. 


Pois é... O importante é competir uma pô...!!!!!! O importante é G A N H A R... Ganhar por mérito, por esforço próprio, ganhar sem pisar nos outros, mas,pô, convenhamos, sem ser um tonto(a) ingênuo (a)! Então, sabe aquela estorinha da Lebre e da Tartaruga? Não seja o coelho perdedor!!! Lembre-se de que o seu futuro é hoje, faça do hoje o seu templo de luz e sabedoria... As 24 horas de um dia é um tesouro precioso e , às vezes, uns poucos segundos dessas 24 horas  podem mudar toda sua vida! Aproveite cada instante para aprender mais e ser uma pessoa melhor! O tempo é o bem não renovável  que, como os "frutos" da "Mãe Terra', uma vez dilapidados, não voltam mais... Quando você bobear; quando perceber ( quase sempre tarde demais) as tartarugas serão os vencedores e você, o coelho incauto... Fique esperto(a)! Se for estudar para um vestibular, trabalho ou concurso público, faça disso o seu santo "graal"! Lembre-se de  se comportar com um atleta querendo a medalha de ouro... Não aceite menos do que o "ouro" e deixe o papo de competir para as pescarias de quermesse das festas juninas! Mas lembre-se:auto-confiança, embora fundamental, se não estiver acompanhada pelo esforço, de nada adianta... É preciso trabalhar, orar e acreditar! Estes são os ingredientes  mágicos da Vitória! E...Xôoooooooo preguiça! 




Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudarão a cumprir suas tarefas no fim de cada período. 




O estudante encara a vida como um reflexo da escola... Mas na vida não se repete o semestre, não se deixa matérias para fazer  depois sem grandes ônus e , em 99,999% das vezes não se recupera o tempo desperdiçado... Essa regra é um desdobramento da anterior... Oportunidades perdidas são irrecuperáveis na esmagadora maioria das vezes!


Regra 10: Televisão NÃO É vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a cafeteria e ir trabalhar. 


Já viu aquela gostosa que tem sempre maquiagem perfeita e cabelos sedosos, sem um fio fora do lugar, mesmo quando corre(de salto alto) para escapar de algo? Lembro-me de quando vi o filme "As Panteras"..." Era hilário ver lutas marciais com saltos, batons e penteados ! E  aqueles filmes de ação,então, onde o "mocinho" tem sempre "disposição" para dar "uns amassos" na "mocinha", mesmo sob um tiroteio ferrado e explosões... A vida real não é assim... O amanhã sempre chega... E o "felizes para sempre" vai depender de quanta maturidade você conquistou!


Regra 11: Seja legal com os "Nerds". Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles. 





Hua,hua,hua... Verdade! Mas não seja legal só por interesse  não... Não mande os "nerds" fazerem sozinhos os trabalhos de grupo e nem os olhe com desprezo... Lembre-se: Somos todos feitos da mesma carne e espírito... Quem se esquece disso, e faz "BULLYNG", é  alguém nojento, e, este sim, digno de desprezo, ou,senão digno disso, digno de piedade.... Pois é "feio" e "burro" de alma... A lenda da "Bela e da Fera" cabe bem aqui, para nos lembrar disso...













 Regra 12. Você não é imortal. (O seu espírito é que é...)


Se você tem a impressão que é,assistindo filmes góticos de vampiros efeminados e  lobisomens saradões, e  acha que  viver rápido, morrer jovem  e deixar um cadáver bonito, como James Dean achava, é algo romântico, responda-me uma coisa: você vê algo romântico nas mortes por "over dose" de Amy Winehouse ou do ator Heath Ledger-"Coração de Dragão"/ "O Segredo de Brokeback Mountain"?... Bem, se vê, ledo (dicionáriooooo!!!!) engano!!!!  Se você pensa algo assim,é porque não viu nenhum parente seu na geladeira do necrotério ultimamente! Lembrar você da Morte, não é convidá-lo à desesperança ou melancolia, pelo contrário! É pedir para você amar seu dia-a-dia  e é  pedir a você que viva com serenidade e sábia humildade!



Sendo o espírito imortal (acredito que é e você tem o direito de acreditar ou não...) essa imortalidade não nos dá  a desculpa para não cuidarmos bem do nosso corpo, o templo da alma! Cuidar bem, seria o "caminho do meio" como diria  Sidartha Gauthama, o Buda: Saúde, mente e espírito devem estar harmônicos entre si: meditação, relaxamento, aprimoramento da cultura, reflexão, compaixão, atos de bondade e caridade... Se você praticar tudo isso com o coração sincero, acredite, não vão dar a mínima prá sua religião " do lado de lá". Você poderá ser até ateu, se quiser, desde que os frutos das suas obras sejam bons.



Regra 13. Aproveite sua vida. Seus pais podem até ser um pé no saco, a escola aborrecida e a vida , às vezes, deprimente, mas um dia você vai se dar conta como tudo que você viveu   foi abençoado... Bem, talvez você devesse se dar conta disso agora mesmo!


 Charles J. Sykes ( Com comentários meus...)